sábado, 28 de janeiro de 2012

Azarenka é campeã na Austrália e chega ao topo

Azarenka beija troféu do Aberto da Austrália; nova líder do ranking arrasou na final por 6/3 e 6/0. Foto: Getty Images
Por dois games, Victoria Azarenka dominou a experiente Maria Sharapova, venceu 12 de 13 games, aplicou um pneu e triunfou por 6/3 e 6/0. Ao ver a última bola da adversária parar na rede, Azarenka se ajoelhou, conquistou o título do Australian Open e assumiu o posto de nova número 1 do mundo.

O primeiro triunfo em um dos quatro maiores torneios do circuito mundial fará com que a jovem de 22 anos apareça no topo da lista da WTA que será divulgada na próxima segunda-feira. Ela terá 8.585 pontos, contra 7.690 da tcheca Petra Kvitova, número 2. Sharapova, número 4 até o começo do Australian Open, ganhará uma posição, enquanto Caroline Wozniacki deixará a liderança do ranking e cairá para o quarto posto.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

''Sem querer'' Xavi dispara contra o Real Madrid

xavi barcelona coletiva (Foto: Agência EFE)
O meia Xavi colocou mais fogo na conturbada relação entre jogadores do Barcelona e do Real Madrid. Após o empate em 2 a 2 com os merengues, em jogo que classificou o Barça para as semifinais da Copa do Rei, o jogador participou de uma entrevista para o canal de TV oficial do clube. Antes de entrar no ar, os jornalistas começaram a questioná-lo em um bate-papo informal. Sem saber que estava sendo gravado, o espanhol disparou:

- Os jogadores do Real Madrid são o cúmulo, eles não sabem perder.

O jornal "El Mundo" teve acesso ao vídeo e o divulgou, causando alvoroço entre os meios de comunicação da Espanha. Ainda antes da gravação, um dos jornalistas perguntou se os merengues estavam mais esquentados que de costume, e o meia confirmou a hipótese levantada pelos apresentadores.

- Sim, sim, sim. Agora no vestário estavam "ah..." (Xavi gesticulou imitando as reclamações dos rivais).

O volante Lass Diarra acertou uma entrada dura em Messi no fim do primeiro tempo e poderia ter levado o segundo cartão amarelo. O árbitro ignorou, mas Xavi fez uma crítica severa ao jogador do Real.

- Foi claríssimo. Ele (o árbitro) não queria apitar e eu disse isso a ele. Ele tinha acabado de mostrar um cartão para o Messi e tinha que ter mostrado para o Lass, que seria o segundo, e expulsá-lo. Mas a culpa é do jogador, que faz entradas como um animal - concluiu.

Com o programa no ar, o meia do Barcelona se conteu e afirmou que nem sempre o Barça pode jogar maravilhosamente bem, e que gosta de jogar esse tipo de partida. O Barcelona confirmou que vai investigar as declarações. Um porta-voz do clube catalão disse que a diretoria está analisando os fatos. 

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Messi recebe Bola de Ouro e entra para a história

Lionel Messi entrou definitivamente para a história do futebol mundial nesta segunda-feira. Das mãos de Ronaldo, o argentino ganhou a Bola de Ouro em Zurique e foi eleito o melhor jogador do planeta pela terceira vez seguida com 47,88% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Cristiano Ronaldo (21,6%) e Xavi (9,23%). O Fenômeno e Zidane já haviam conquistado o feito, mas o camisa 10 do Barcelona é o primeiro a receber por três anos seguidos.

Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela revista "France Football" no futebol europeu, três jogadores foram tricampeões: Cruyff (1971, 1973 e 1974), Platini (1982, 1983 e 1984) e Van Basten (1988, 1989 e 1992). No ano passado, Fifa e "France Football" unificaram seus prêmios para o melhor do ano (e só Messi tem o troféu depois da união).

Messi bola de ouro FIFA (Foto: AFP)

A Festa de Gala da Fifa na Suíça coroou um ano quase perfeito de Messi no Barça. Dos seis títulos possíveis pelo clube, conquistou cinco. Em 70 jogos entre Barça e seleção argentina, o camisa 10 marcou  59 gols, deu 28 assistências, venceu 49 partidas, perdeu 17 e empatou quatro. Segundo colocado, Cristiano Ronaldo nem viajou para a festa em Zurique. Também na seleção dos 11 melhores do ano, Messi ficou emocionado com a terceira Bola de Ouro.

Na eleição da seleção dos 11 melhores do ano os vencedores foram: Casillas (Real Madrid), Daniel Alves (Barcelona), Piqué (Barcelona), Sergio Ramos (Real Madrid), Vidic (Manchester United), Iniesta (Barcelona), Xavi (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Rooney (Manchester United).

Neymar tem o gol mais bonito de 2011


neymar bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)
Neymar superou Messi pelo menos na Festa de Gala da Fifa em Zurique. O golaço do craque do Santos contra o Flamengo no dia 7 de julho foi eleito o mais bonito de 2011, ficando na frente também de Wayne Rooney. Neymar, que chegou a ser indicado entre os 23 melhores jogadores do mundo na eleição da Bola de Ouro, ganhou a votação popular no site oficial da Fifa e recebeu o prêmio Puskas das mãos do ex-atacante mexicano Hugo Sanchez. Segundo a entidade, mais de 1,5 milhão de torcedores participaram da enquete. O golaço do brasileiro concorreu com um de bicicleta marcado por Rooney pelo Manchester United de bicicleta contra o Manchester City em 2 de fevereiro, pelo Campeonato Inglês e com um gol de Messi contra o Arsenal, dia 8 de março, pela Liga dos Campeões.

Marta perde o hexa

Acabou a hegemonia da pentacampeã Marta no prêmio da Fifa. A japonesa Homare Sawa desbancou a brasileira e foi eleita a melhor jogadora do mundo de 2011. A responsável por entregar o troféu foi a cantora Shakira. Aos 33 anos, Sawa teve (28.51%) dos votos de jornalistas e técnicos e capitãs das seleções, superando ainda a americana Abby Wambach (13,26%). Marta foi a segunda colocada, com 17,28%. A japonesa foi o destaque de sua seleção na conquista do Mundial, onde também foi eleita a melhor do torneio.

Homare Sawa shakira bola de ouro fifa prêmio (Foto: AFP)

Guardiola é eleito o melhor técnico de 2011

guardiola bola de ouro fifa (Foto: Reuters)
Pep Guardiola campeão de quase tudo com o Barcelona em 2011, foi eleito pela Fifa como o melhor do planeta com 41,92% dos votos de jornalistas, treinadores e capitães das seleções, superando Alex Ferguson (do Manchester United, com 15,61%) e José Mourinho (do Real Madrid, com 12,43%). Pep, dedicou o prêmio ao auxiliar Tito Villanova, que sofreu com câncer no ano passado.

Sob o comando de Guardiola, o Barça conquistou o Espanhol, a Liga dos Campeões, o Mundial de Clubes, a Supercopa da Espanha e a Supercopa da Europa em 2011, perdendo apenas a final da Copa do Rei para o Real Madrid.

Mourinho, vencedor do prêmio da Fifa em 2010, nem viajou para a Suíça, já que o Real enfrenta o Málaga na terça e não liberou seu elenco para a Festa de Gala. Ferguson não saiu de mãos vazias do evento em Zurique e ganhou o Prêmio Presidencial da Fifa, em homenagem ao conjunto de sua carreira.

Japão ganha prêmios no futebol feminino e "Fair-Play"

O ex-jogador alemão Lothar Matthäus foi o responsável por entregar o prêmio de melhor técnico do futebol feminino para o japones Norio Sasaki, que superou os concorrentes Bruno Bini (França) e Pia Sundhage (Suécia). Sob o comando de Sasaki, o Japão foi campeão do Mundial Feminino no ano passado, batendo os Estados Unidos na final.

A Federação Japonesa ganhou também o prêmio "Fair-Play" da Fifa pela recuperação que apresentou no ano passado após o terremoto que abalou o país em março. Em dezembro, o país organizou o Mundial de Clubes.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Scholes larga aposentadoria e volta ao United

Paul Scholes do Manchester United (Foto: Getty Images)
O lendário meia dos Diabos Vermelhos Paul Scholes largou a aposentadoria e voltou a jogar pelo Manchester United, e ela já fica no banco de reservas no clássico contra o Manchester City, pela terceira eliminatória da Copa da Inglaterra. Sir Alex Ferguson, que já havia tentado convecer Scholes a não pendurar as chuteiras no meio do ano passado, ficou radiante com a notícia. Ele ressaltou a boa forma do veterano, e elogiou bastante o seu retorno. O próprio Paul Scholes admitiu que vem sentindo falta de atuar desde que anunciou que a final da Liga dos Campeões do ano passado teria sido o último jogo de sua carreira e comemorou o fato de Alex Ferguson ainda acreditar que ele seja útil para a equipe. Como o tradicional número 18 foi dado a Ashley Young no início da temporada, Scholes vai vestir a camisa número 22 em seu retorno ao United.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Goleiro Marcos encerra a carreira

São Marcos se cansou. Aos 38 anos, o maior ídolo recente do Palmeiras e goleiro do penta da Seleção Brasileira, anunciou sua aposentadoria nesta quarta-feira. Marcos se reapresentou com o restante do grupo, conversou com o gerente de futebol César Sampaio e comunicou sua decisão de se aposentar, com uma postura muito abatida. A informação da aposentadoria foi repassada à imprensa em entrevista coletiva por César Sampaio, que foi companheiro de Marcos na maior conquista do Palmeiras, a Libertadores de 1999. A assessoria do Palmeiras já confirmou que haverá um jogo de despedida, provavelmente no meio do ano. Mas ainda não há nada definido. Havia uma possibilidade de a despedida ser no amistoso com o Ajax, marcado para o dia 14, mas o próprio Marcos pediu para não jogar. Na última renovação de contrato do goleiro, feita ainda durante a gestão Luiz Gonzaga Belluzzo, ficou acertado que Marcos poderia escolher uma função a ser exercida no próprio clube assim que parasse de jogar. Marcos ganhará mais dois meses de férias para se decidir. O seu último jogo foi em 18 de setembro: empate em 1 a 1 com o Avaí, em Florianópolis. Coube ao volante Batista marcar o último gol sofrido pelo "Santo" em sua carreira.

Ficha técnica

Nome: Marcos Roberto Silveira Reis
Posição: Goleiro
Natural de: Oriente/SP
Nascimento: 4/8/73
Altura: 1,93m
Camisa: 12
Jogos: 530
Clubes: Revelado no Palmeiras
Títulos: Copa Libertadores (99), Brasileiro (93/94), Copa do Brasil (98), Mercosul (98), Copa América (99), Paulista (94/96/08), Torneio Rio-SP (00), Copa dos Campeões (00), Copa do Mundo (02), Brasileiro Série B (03), Copa das Confederações (05)
Perfil: Ídolo da torcida palmeirense, Marcos, ou "São Marcos", também serviu a Seleção Brasileira em 29 partidas e foi campeão da Copa América (99) e da Copa das Confederações (2005) mas seu grande auge, claro, foi a conquista da Copa do Mundo em 2002 como goleiro títular.


Marcos em treino do Palmeiras (Foto: Agência Estado)

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Casillas é eleito o melhor goleiro do mundo

Iker Casillas Costa Rica Espanha (Foto: AFP)

Iker Casillas, goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola, foi eleito pela quarta vez consecutiva melhor goleiro do mundo na pesquisa anual da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Julio César, do Inter de Milão, é o único brasileiro na lista dos melhores de 2011 e ocupa a oitava posição. Analistas de 81 países de todos os continentes participaram da 25ª edição anual de eleição do “Melhor Goleiro do Mundo”. Manuel Neuer (do Bayern de Munique) ficou em segundo e Víctor Valdés (do Barcelona) em terceiro. Entre os 16 melhores de 2011, são 11 europeus, quatro sul-americanos e um asiático.


Confira abaixo a lista:
1. Iker Casillas. Real Madrid (ESP)      248 pontos.
2. Manuel Neuer. Bayern de Munique (ALE)     130
3. Víctor Valdés. Barcelona (ESP)    114
4. Gianluigi Buffon. Juventus (ITA)   63
5. Petr Cech Chelsea (CHE)   41
6. Fernando Muslera Galatasaray (URU)   34
7. Joe Hart Manchester City (ING)   26
8. Julio César Inter de Milão (BRA)   23
9. Justo Villar Estudiantes prata (PAR)  17
10. Van der Sar Manchester United (HOL)  16
11. Stekelenburg Roma (HOL)   13
12. Christan Abbiati Milan (ITA)   10
13. Hugo Lloris Olympique Lyon (FRA)   10
14. Mohammed Saqr Ahmed Al-Sadd Doha (CAT)  6
15. Shy Given Aston Villa (IRL)  6
16. Jhonny Herrera Universidade Chile (CHI)  6

Ronaldo está com dengue



O ex-atacante Ronaldo iniciou 2012 com o pé esquerdo. O Fenômeno passou o Réveillon em Trancoso, na Bahia, e pegou dengue. O jogador postou uma foto no Twitter na manhã desta quarta-feira tomando soro na veia: “Bom dia pra você que começou o ano com Dengue! Obrigado pelo carinho. Já estou em recuperação. Tive alta terça à noite. Agora é tratar e repousar para estar bem logo!!!”. Ronaldo criou a hashtag #malditomosquito para lamentar a doença. Ele foi o único da família a manifestar os sintomas da dengue.

Ganso será papai no meio do ano

Paulo Henrique Ganso, de 22 anos, será pai pela primeira vez. O filho do jogador deve nascer entre junho e julho, fruto de um relacionamento com Vitória Maria Lopes de Almeida, de 20 anos, sua atual namorada. O meia santista ainda não se pronunciou sobre o assunto. Ele prefere esperar um momento mais oportuno e também quer preservar a imagem da mãe. Ele não pretende se casar com a jovem, mas garantiu que vai dar suporte emocional e financeiro.

ganso neymar pelada final de ano (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Terry quer processar o governo indiano por usar sua foto em embalagens de cigarro

Imagem de John Terry em pacote de cigarro na Índia (Foto: AP)
Uma foto do zagueiro John Terry, do Chelsea, aparece em embalagens de cigarro na Índia com a expressão "Fumar mata", parte de uma campanha do país contra o fumo. Porém, o jogador não deu autorização para o uso de sua imagem e planeja processar o governo indiano. O advogado de Terry, afirmou que está analisando o caso e que entrará com uma ação para que a foto do zagueiro seja retirada das embalagens. Na imagem, o atleta aparece sem camisa e com um desenho de pulmões no seu corpo.

O secretário de publicidade visual da Índia,  explicou que enviou o projeto da campanha contra o fumo para o governo, mas que o anúncio foi modificado sem seu conhecimento.

Copa Africana de Nações terá bola amarela com tecnologia da Euro

A organização da Copa Africana de Nações apresentou nesta terça-feira a bola oficial do torneio, que começará a ser disputada dia 21 no Gabão e na Guiné Equatorial: a bola tem "Comoequa" como nome, será amarela e mistura no nome o rio Como e a linha do Equador, que unem os dois países. A tecnologia usada pela Adidas, patrocinadora do evento e responsável pela fabricação, é a mesma da bola oficial da Eurocopa deste ano. O amarelo foi escolhido para simbolizar a vibração da África e para se referir às bandeiras dos países sede.

bola oficial da Copa das Nações da África (Foto: AFP)

Torcedor sortudo aposta em zebras do campeonato Inglês e ganha R$ 22 mil

Um torcedor que apostou apenas cinco libras (R$ 14) nos três resultados mais improváveis do Campeonato Inglês no último fim de semana ganhou 7.590 libras (aproximadamente R$ 22 mil) depois que as três zebras aconteceram na mesma rodada.

O apostador, que é torcedor do Everton e cuja identidade não foi revelada, previu corretamente que o Blackburn Rovers, ameaçado de rebaixamento, ganharia fora de casa do Manchester United, que o Aston Villa bateria o Chelsea também como visitante e que o Sunderland derrotaria o Manchester City, líder do campeonato. O Blackburn surpreendeu o United por 3 a 2,  o Aston Villa passou pelo Chelsea por 3 a 1, no sábado, e Sunderland conseguiu uma vitória por 1 a 0 em casa sobre o City. O apostador recebeu 1.519 libras para cada libra apostada.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Henry está de volta!

O Arsenal ainda não anunciou oficialmente a contratação de Thierry Henry, mas a foto do atacante com a camisa atual do clube caiu na rede e já empolga os torcedores dos Gunners. Maior artilheiro da história do Arsenal com 226 gols marcados entre 1999 e 2007, Henry será emprestado por dois meses pelo New York RB, já que a temporada americana só começa em março. O francês será utilizado pelo técnico Arsene Wenger para cobrir as ausências de Gervinho (Costa do Marfim) e Chamakh (Marrocos), que disputarão a Copa Africana de Nações.


A foto de Henry com a camisa do Arsenal foi publicada no site oficial do clube em uma matéria sobre o francês, mas foi trocada rapidamente por uma imagem do atacante treinando.

Ex-jogador do Liverpool, morre aos 46 anos

Gary Ablett jogando no Liverpool em 1990 (Foto: Getty Images)

O ex-jogador inglês Gary Ablett, que atuou a maior parte de sua carreira no Liverpool, morreu de câncer linfático aos 46 anos. O anúncio foi feito na manhã dessa segunda-feira pela Associação Inglesa de Treinadores de Futebol. Ablett comandou a equipe de Stockport na temporada 2009/2010. Gary Ablett nasceu e cresceu na cidade de Liverpool. Tornou-se jogador dos 'Reds' em 1986, após formar-se na base do clube de Anfield. Ele ainda atuou pelo Birmingham City, Wycombe Wanderers e Blackpool, mas parou no Long Island Riders, dos Estados Unidos. Como técnico, iniciou a carreira nas equipes de base do Everton no ano 2002. Quatro anos mais tarde, Ablett voltou a Anfield para assumir o cargo da equipe reserva do Liverpool. Em 2008, assinou com Stockport County, e um ano mais tarde passou a fazer parte do corpo técnico do Ipswich Town, posição que abandonou depois por causa da descoberta do câncer.

Ribéry abre bar, mas não vende bebida alcoólica por causa da religião

Ribéry, do Bayern de Munique (Foto: Divulgação)

O meia Ribéry, do Bayern de Munique, resolveu inovar nos negócios e abriu um bar que não vende bebidas alcoólicas em sua cidade natal, Boulogne-sur-Mer, na França. A decisão de não vender as bebidas se deve por causa da religião do jogador, que se converteu ao islamismo. No local, é permitido o uso de Narguilé (cachimbo de água de origem árabe). O francês, que não conseguiu aproveitar o novo investimento por causa de um compromisso com o Bayern, deu ao estabelecimento o nome de O'Shahiz - derivado dos nomes das filhas Shahinez e Hizya.